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DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Primeiro Semestre

  • Prática Instrumental I A – Considerações gerais sobre o instrumento. Cifras e sua realização. Estudo prático de encadeamentos harmônicos II, V, I em todas as tonalidades com tríades e tétrades conduzindo vozes e utilizando tensões. Estudo prático de ritmos brasileiros: baião, bossa-nova e samba. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental I B – Considerações gerais sobre o instrumento. Desenvolvimento de técnicas de execução violonística. Leitura básica de cifras. Estudo ordenado e progressivo de exercícios e obras para violão. Prática musical em conjunto e prática de acompanhamento ao violão.
  • Prática Instrumental I C – Considerações gerais sobre o instrumento. Técnicas de execução da flauta doce soprano e técnicas de controle da respiração. Estudo ordenado e progressivo de exercícios e obras para flauta doce. Prática musical em conjunto.
  • Canto Coral I – Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase para a música popular brasileira.
  • Percepção e Solfejo I – Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Memorização e classificação de intervalos harmônicos e melódicos. Audição de acordes de três sons no estado fundamental. Percepção de cadências harmônicas.
  • História da Música I - Música ocidental – Origens da música. Aspectos históricos, técnicos e estéticos desde a Antigüidade até o Século XIX. Estudo das relações entre as circunstâncias históricas dos grandes ciclos do caminho cultural ocidental e as expressões musicais contemporâneas a esses ciclos.
  • Cultura e Antropologia Musical – As relações e inter-relações humanas com a realidade à luz de conceitos antropológicos e sociológicos. Fundamentos básicos da criatividade humana na geração de conhecimentos e na criação de obras artísticas musicais.
  • Técnica Vocal I – Compreensão da anatomia e fisiologia do aparelho fonador. Atributos e possibilidades da voz. Exercícios de relaxamento, respiração, apoio (diafragmático, intercostal e torácico) e impostação (articulação) da voz em contextos individuais e coletivos.


Segundo Semestre

  • Prática Instrumental II A – Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Introdução da relação entre acorde e compreensão da escala correspondente. Estudo prático de encadeamentos harmônicos IIm7(b5), V7(b9) em todas as tonalidades com tríades e tétrades conduzindo vozes e utilizando tensões. Estudo prático de ritmos brasileiros: maracatu e chorinho. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental II B – Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Estudo da técnica violonística brasileira, suas raízes, matizes, autores e repertório. Prática musical em conjunto e prática de improvisação.
  • Prática Instrumental II C – Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Técnicas de execução da flauta doce contralto. Estudo de ornamentações e articulações da música do período medieval, renascentista e barroco. Prática musical em conjunto.
  • Canto Coral II – Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase na música latino-americana.
  • Percepção e Solfejo II – Desenvolvimento do solfejo e da percepção de ritmos, melodias e harmonias em nível crescente de complexidade. Memorização e classificação de intervalos harmônicos e melódicos e de acordes de quatro e cinco sons no estado fundamental. Percepção de cadências harmônicas.
  • História da Música II - Música Brasileira – Aspectos históricos, técnicos e estéticos da música brasileira das origens até o século XIX.
  • Estética – Introdução ao mundo conceitual e teórico da filosofia estética. A arte como experiência de expressão humana. O belo como categoria da ação humana. Definições da obra de arte. A função estética da arte na educação.
  • Técnica Vocal II – A utilização da voz na educação e reeducação vocal. Fundamentação e estruturação de exercícios de técnica vocal. Junção de aspectos técnicos e interpretativos da emissão vocal através da prática de canto solo e em grupo.

Terceiro Semestre

  • Prática Instrumental III A – Desenvolvimento da prática instrumental II em nível crescente de complexidade. Desenvolver a compreensão da relação dos acordes com as diferentes escalas musicais. Estudo prático de encadeamentos com dominantes substitutos, dominantes secundários e dominantes estendidos em todas as tonalidades com tríades e tétrades conduzindo vozes e utilizando tensões. Estudo prático de ritmos brasileiros: afoxé, partido alto e frevo. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental III B – Desenvolvimento da prática instrumental II em nível crescente de complexidade. Estudo de arranjos de música popular brasileira para violão solo. Estudos básicos de harmonia aplicados à prática violonística. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental III C – Desenvolvimento da prática instrumental II em nível crescente de complexidade. Técnicas de execução da flauta doce tenor. Estudo de ornamentações e articulações da música do período clássico e romântico. Prática musical em conjunto.
  • Canto Coral III – Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase na música folclórica e popular brasileira infantil.
  • Percepção e Solfejo III – Desenvolvimento do solfejo e da percepção de ritmos, melodias e harmonias em nível crescente de complexidade. Memorização e classificação de intervalos harmônicos e melódicos, como também de acordes invertidos. Percepção de cadências harmônicas e das resoluções naturais dos acordes na música popular brasileira.
  • História da Música III - música brasileira do século XX – Aspectos históricos, técnicos e estéticos da música brasileira do século XX até a atualidade. A música popular brasileira.
  • Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação - Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.
  • Técnica Vocal III – O canto coral e a música popular brasileira. Problemas técnicos de emissão vocal do repertório coral brasileiro e da música popular brasileira arranjada para coro. Prática interpretativa da Música Popular Brasileira (solo e em grupo).


Quarto Semestre

  • Prática Instrumental IV A – Desenvolvimento da prática instrumental III em nível crescente de complexidade. Tensões disponíveis e sua relação com a escala, grau, do acorde. Encadeamentos com acordes dominantes alterados e acordes de estruturas híbridas. Prática de harmonização e rearmonização de um tema. Estudo prático de ritmos aplicados ao teclado: salsa, jazz, blues, ritmos cubanos, e outras modalidades brasileiras. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental IV B – Desenvolvimento da prática instrumental III em nível crescente de complexidade. Dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos de violão. Prática musical em conjunto.
  • Prática Instrumental IV C – Desenvolvimento da prática instrumental III em nível crescente de complexidade. Técnicas de execução da flauta doce baixo e sopranino. Estudo de ornamentações e articulações da música contemporânea e brasileira. Dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos de flauta doce. Prática musical em conjunto.
  • Canto Coral IV – Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas com ênfase para a musica erudita européia (renascença e barroco) e música contemporânea do Brasil.
  • Percepção e Solfejo IV – Desenvolvimento do solfejo e da percepção de ritmos, melodias e harmonias em nível crescente de complexidade. Memorização e classificação de intervalos harmônicos e melódicos e de acordes alterados. Percepção de cadências harmônicas e das resoluções naturais dos acordes na música popular brasileira.
  • Educação Musical Brasileira - Metodologias e tendências – História e tendências da educação musical no Brasil. Panorama dos métodos e propostas de ensino de música empregadas no Brasil e estudo das principais características dos processos de musicalização.
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência – Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem
  • Regência I – Estudo prático do gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório na forma cânone e a duas vozes. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical. Interpretação de repertório folclórico e infantil brasileiro.

Quinto Semestre

  • Estágio Supervisionado I – Análise e avaliação de uma experiência de ensino musical efetivamente realizada, envolvendo investigação sobre aspectos do cotidiano escolar. Reflexão em torno das políticas educacionais e sobre a organização do trabalho na escola e sobre a prática pedagógica.
  • Harmonia I – Encadeamento das funções harmônicas da primeira e segunda lei tonal, em arranjos para três ou quatro vozes mistas. Extensão das vozes do quarteto vocal clássico. Uso de notas estranhas aos acordes: bordaduras, apogiaturas, retardos, antecipações e notas de passagem.
  • Contraponto I – Estudo da polifonia do Século XVI, em suas várias espécies, através da criação de estruturas polifônicas e análise de madrigais e motetos renascentistas.
  • Regência II – Estudo prático, em nível crescente de complexidade, do gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos alternados e mistos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório a três vozes. Princípios de organização e estratégias de ensaio para a formação de coros e outros grupos musicais. Interpretação de repertório popular brasileiro.
  • Oficina de Música I – Prática e vivência dos diversos e diferentes gêneros e estilos da música brasileira. Formação de grupos vocais e instrumentais. Prática em conjunto com interação de expressões instrumentais e vocais.
  • Didática I - Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e O Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Sexto Semestre

  • Estágio Supervisionado II – Programação, execução e avaliação de uma proposta de estágio compreendendo: diagnóstico da realidade escolar, participação nas atividades culturais da unidade escolar e direção do processo ensino-aprendizagem. Análise e avaliação das experiências de ensino musical realizadas.
  • Harmonia II – Encadeamento das funções harmônicas da terceira e quarta lei tonal. Realização de arranjos sobre temas folclóricos para vozes mistas e iguais. Estudo dos caminhos harmônicos da música brasileira.
  • Contraponto II – Estudo do contraponto Bachiano e suas formas de realização: prelúdios, fugas, corais. Composição de estruturas polifônicas tonais geradas a partir de temas populares.
  • Regência III – Estudo prático, em nível crescente de complexidade, do gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de movimentos de expressão. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório a quatro vozes e com acompanhamento. O regente como criador / re-criador de uma obra musical. Interpretação de repertório contemporâneo brasileiro.
  • Estrutura, Política e Gestão Educacional – A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar – o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.
  • Oficina de Música II – Prática e vivência dos diversos e diferentes gêneros e estilos da música brasileira. Prática em conjunto com interação de expressões instrumentais e vocais. Estudos dos procedimentos de execução musical em conjunto. Criação e improvisação musical.

Sétimo Semestre

  • Estágio Supervisionado III – Aprofundamento da experiência vivida em Estágio Supervisionado I, incluindo uma intervenção na formação de professores no contexto urbano e rural.
  • Análise Musical I – Estudo dos idiomas, texturas e formas musicais da música ocidental, enfatizando a compreensão dos processos de composição num estudo comparativo entre o processo de criação musical e a realidade que o abriga.
  • Metodologia e Prática do Ensino de Música no Ensino Fundamental e Médio I – As abordagens psicológicas aplicáveis em educação musical. Reflexão da realidade escolar a partir da observação. Estruturação e elaboração de planos de ensino de música para o ensino fundamental e médio. Seleção e organização de conteúdos, metodologia, recursos auxiliares e processos de avaliação de aprendizagem.
  • Harmonia III – Estudo prático da quinta lei tonal em realizações vocais e instrumentais. Estudo de arranjos de música brasileira com especial atenção para as questões rítmicas nas execuções à capela.
  • Trabalho de Conclusão de Curso I- Definição do formato do trabalho a ser apresentado, elaboração das estratégias de realização do mesmo e orientação de leituras para sua consecução.

Oitavo Semestre

  • Estágio Supervisionado IV – Intervenção pedagógica concatenada com as vivências realizadas nas disciplinas de estágio I, II e III buscando um aprofundamento do trabalho realizado e uma avaliação deste como um todo: Pesquisa sobre aspectos didáticos, sociais e políticos da prática escolar.
  • Análise Musical II – Estudo de obras musicais de caráter pluri-instrumental no que concerne sua estruturação idiomática, textura, arquitetura musical. Compreensão das relações entre a chamada “música de concerto” e a “música popular” (folclórica).
  • Metodologia e Prática do Ensino de Música no Ensino Fundamental e Médio II – Sistemas e processos em educação musical: vivência, análise e aplicabilidade nas escolas brasileiras. A criatividade nos processos de ensino-aprendizagem da música. Processos de avaliação no ensino da música no ensino fundamental e médio. Aplicação de planos de ensino. Trabalhos práticos supervisionados.
  • Trabalho de Conclusão de Curso II- Finalização do trabalho de conclusão (relatório de estágio, trabalho monográfico, recital de graduação etc.) para apresentação pública perante comissão composta por três professores.


DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • Oficina de Percussão I – Estudo da estrutura acústica (física) e cultural do instrumental tradicional brasileiro de percussão e suas práticas musicais. Técnica e execução dos instrumentos de percussão. Prática de execução musical em conjunto.
  • Oficina de Percussão II – Desenvolvimento da percussão no século XX. Instrumentos de percussão de outras culturas. Pesquisa e prática de novos meios de expressão instrumental percussiva. Percussão corporal. Técnicas de execução em conjunto.
  • Oficina de Construção de Instrumentos – Experimentação e organização sonora de materiais diversos aplicados à música. Construção e manipulação de instrumentos musicais alternativos. Membranofones, cordofones, Idiofones e aerofones . Elaboração e execução de repertório p/ orquestra de instrumentos alternativos.
  • Música e Informática I – Conhecimento básico das diversas tecnologias de codificação sonora no computador. Exploração dos principais softwares de Seqüenciamento de Sons. Noções Básicas de Editoração de Partituras utilizando programas de computador.
  • Informática em Música II – As Técnicas de Manipulação e Edição de Sons com os recursos de software. Editoração avançada de partituras utilizando programas de computador. As concepções metodologias subjacentes aos principais softwares de Educação Musical.
  • Prosódia Musical – Análise comparativa da dimensão ritmo-musical na literatura poética. Estudo dos processos de ajustamento rítmico nas relações entre a literatura poética e a música.
  • Etnomusicologia – Estudo da música das culturas e manifestações populares. Gêneros musicais brasileiros: vaneirão, candomblé, xangô, maracatus, caboclismo, frevo, desafio, coco, congada, forro, catimbó, samba entre outros. A música das culturas não ocidentais.
  • Música Contemporânea – Estudo das tenências sonoras: atonalismo, serialismo, estruturalismo neo-clacissismo, música concreta, música eletrônica, música eletroacústica. Compreensão dos princípios filosóficos que norteiam a produção musical dos séculos XX e XXI.
  • Arranjo Musical I – Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos, vocais e instrumentais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.
  • Projetos de Pesquisa I – Conceituação de pesquisa. Problemas, hipóteses, variáveis, e métodos de pesquisa. Características da pesquisa nas diferentes áreas artísticas. Estrutura de projetos e relatórios de pesquisa.
  • Composição Musical – Elementos constitutivos da formas musicais. A forma e a harmonia.Criação e execução de peças vocais e/ou instrumentais para uma ou mais partes, nos diferentes idiomas e texturas musicais.
  • Musicoterapia – Compreensão das propriedades terapêuticas da experiência musical à luz do conhecimento psicológico.
  • Arranjo Musical II – Princípios formais e estruturais comuns utilizados em arranjos musicais. Análise e prática de elaboração de arranjos e pequenas composições.
  • Meditação e Educação - Introdução ao estudo prático-teórico da meditação enfocando algumas tradições do Oriente e Ocidente e na contemporaneidade. Os vários tipos de meditação e a vida cotidiana. Paradigmas emergentes na educação e a meditação como possibilidade didática para o auto-conhecimento, transformação da consciência e evolução do ser bio-psico-sócio-cultural e cósmico.
  • Folclore e Cultura Popular - Estudo das manifestações do folclore e da cultura popular. Relações entre o processo de produção capitalista e o desaparecimento dessas manifestações. Folclores nacionais, regionais e locais.
  • Introdução à Pesquisa em Música – Estudos orientados para elaboração de um projeto de pesquisa em música. Leitura e análise de trabalhos de pesquisa em música. A conduta e o método científico em música. Etapas para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa musical. Trabalhos práticos e noções básicas para o desenvolvimento de uma pesquisa em música.
  • Pedagogia de Paulo Freire - O pensamento de Paulo freire na história da educação brasileira. Concepções antropológicas: homem e cultura. Concepções epistemológicas e educacionais: conhecimento, educação, sociedade e escola. Práticas pedagógicas fundamentadas na Pedagogia freiriana.
    Sociologia da Música – Estudos sociológicos sobre o conhecimento musical desde o contexto europeu até a realidade brasileira.
  • Educação para uma Cultura de Paz - Sociedade contemporânea e cultura da violência: guerra preventiva e terrorismo. Cuidar X Consumir. Ética planetária e superação do paradigma cartesiano. Valorização da vida e da dignidade humana. Cultura da não-violência; os grandes pacifistas. Diálogo e esperança na prática pedagógica. Educar para a participação autônoma e solidária. Direitos e valores humanos. Experiências e programas para uma cultura de paz.
    Cultura Brasileira - Evolução da Cultura do povo brasileiro diante das contribuições das várias etnias que o compõem.
  • Recreação e Ludicidade - Estudos e benefícios da recreação no bem estar do indivíduo e na melhoria de sua qualidade de vida. A recreação e a educação física. Atividades lúdicas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Planejamento de atividades lúdicas. Espaços lúdicos para prática da recreação: espaço, segurança e materiais lúdicos.
    Corporeidade e Educação - A corporeidade e a formação humana na contemporaneidade entre dualismo e visão unitária. Vivência e reflexão das dimensões da corporeidade: sensibilidade, motricidade, emoção, expressão, comunicação, criatividade e consciência. Novos paradigmas em educação e corporeidade: educação integral holística, paradigmas ecológicos, abordagens sócio-históricas. Vivência e construção de uma didática da corporeidade
    Educação Sexual nas Escolas - Educação sexual e orientação sexual. Morfologia e fisiologia sexual. Evolução psico-sexual do adolescente. Repressão, liberação e patologias sexuais. A Educação Sexual como tema transversal: orientações didáticas e práticas pedagógicas. Temas polêmicos e a atuação do educador. Colaboração família/escola: implicações e responsabilidades.
  • Teoria Curricular - Concepções de Currículo: seleção de saberes, relação escola, cultura, sociedade, planejamento, avaliação.
  • Educação Popular - Fundamentos sócio-econômicos, políticos e metodológicos; a questão do Estado e da Educação Popular; a política brasileira e a política de Educação Popular; o contexto, as primeiras iniciativas, as campanhas de Educação Popular; movimentos de Cultura e Educação Popular; Centro de Cultura Popular (UNE); Movimento de Cultura Popular (Recife-Natal); Movimento de educação de Base; pedagogia de Paulo Freire; Ação no âmbito da Educação popular; MOBRAL, CEBs, Fase, Tc; teorias e propostas no campo da Educação popular; a questão do saber e as classes populares