INSCRIÇÕES ABERTAS – Cantarolando

WhatsApp Image 2024-09-17 at 16.14.47

Oi pessoal, tudo bem?
Adivinha quem está de volta? Isso mesmo, Cantarolando!!!
Já estamos com inscrições abertas a partir de agora. Entra no link que está na nossa bio e faça já sua inscrição.

Nessa temporada teremos dois meses de trabalho. Nossos encontros serão às sextas-feiras das 12:00 às 14:00 h no auditório da UFC.

Não exigimos pré-requisito específico para entrar no Cantarolando, você só precisa ter no mínimo dezoito anos e ter disponibilidade de tempo para os nossos ensaios.
Aguardamos vocês!

Inscrições: https://forms.gle/h5UDKjk8hB557k3m8

Processo de Seleção – Edital PIBIC Música UFC Sobral 2024/2025

 

O Curso de Música da UFC/Sobral, declara aberta as inscrições para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFC 2024/2025. Serão ofertadas 04 (quatro) vagas remuneradas e 01 (uma) vaga voluntária.

As bolsas terão valores de R$ 700,00, com início da vigência a partir do mês de setembro.

A seleção acontecerá de forma remota. O período de inscrição ocorrerá do dia 28 de agosto de 2024 até às 23h59min do dia 31 agosto de 2024.

Os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link: https://forms.gle/NK9iUWsWYThcDJrs6

Para maiores informações, leiam o edital:
https://docs.google.com/document/d/1i-54Jl5s7gHWxuv1w649klTZsUpEX0Me/edit?usp=sharing&ouid=105538217282241684400&rtpof=true&sd=true

Aproveitem esta oportunidade de iniciação à pesquisa acadêmica na área de Música.

Coordenadores dos Projetos de Pesquisa PIBIC Música UFC/Sobral

Convite para estudantes: Roda de Conversa com o tema “Conhecendo a demanda de estudantes do curso de licenciatura em música da UFC/Sobral”

WhatsApp Image 2024-08-27 at 17.57.11

 

Prezados/as/es estudantes,

Temos o prazer de convidar vocês para uma Roda de Conversa organizada pelo projeto de extensão Saúde e Música (PBIA/PRAE/UFC). Este evento será uma excelente oportunidade trocarmos ideias e compartilharmos demandas sobre saúde para o curso de música da UFC/Sobral.

Data: 30 de agosto
Horário: 15h
Local: Miniauditório da Odontologia

Sua participação é muito importante para enriquecer a discussão e fortalecer nossa comunidade acadêmica.
Esperamos por você!

Atenciosamente,
Projeto Saúde e Música

Professor do curso de Música da UFC em Sobral ministra palestra sobre internacionalização na Universidade Federal do Piauí.

PHOTO-2024-08-06-17-12-18

 

O professor Marco Toledo do Curso de Música do Campus de Sobral realizará a palestra intitulada “Educação, Pesquisa e Internacionalização” na Universidade Federal do Piauí em Teresina. Nesta palestra o prof. Marco irá explanar sobre sua experiência na internacionalização universitária, expor os projetos internacionais sob sua coordenação, o trabalho desenvolvido na UFC Campus de Sobral, bem como as diretrizes da Capes sobre as atividades de internacionalização dos programas de pós-graduação.
A palestra ocorrerá na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI às 14h30.
O Prof. Marco Toledo possui grande experiência com internacionalização, sendo seu doutoramento a primeira cotutela de tese na área de música no Brasil. Ele orienta teses em programas da França e do Canadá e é embaixador da Federação Internacional de Orquestras Eurochestries. Foi professor visitante na Universidade de Montreal e compõe o Advocacy Standing Committee da Sociedade Internacional para a Defesa da Educação Musical (ISME). Foi consultor da Capes na última avaliação quadrienal e é membro do Comitê de Internacionalização da UFC. 

Professores do Curso de Música da UFC-Sobral publicaram artigos na Revista DoCentes

 

 

cover_issue_42_pt_BR

Os professores Marco Antônio Toledo Nascimento e Marcelo Mateus de Oliveira publicaram artigos na Revista DoCentes, Volume 09, nº 30, de agosto de 2024 denominada “Dossiê Aprendizagem Musical Compartilhada”. A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores.

Os artigos aos quais nos referimos são:

DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA (Natanael Martins de Sousa e Marco Antonio Toledo Nascimento).

• APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA E O ENSINO DO VIOLÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA: princípios e práticas (Marcelo Mateus de Oliveira)

 

A Revista DoCentes pode ser acessada na sua versão completa no link: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/issue/view/42

 

Professores do curso de Música da UFC – Campus de Sobral apresentaram seus trabalhos de pesquisa na 36a edição do Congresso Sociedade Internacional em Educação Musical na cidade de Helsinki na Finlândia entre os dias 28 de julho e 2 de agosto de 2024.

 

Adeline Helsinki

Adeline Stervinou é bolsista produtividade PQ 2 (CNPq) e apresentou o atual projeto financiado pelo CNPq e pela FUNCAP através do edital Mulheres na Ciência que trata sobre a transmissão de conhecimentos no ato da regência orquestral, enfatizando uma perspectiva neurocognitiva. Sua pesquisa observa que a comunicação visual é considerada um dos elementos fundamentais no desempenho do regente e na execução dos membros de uma orquestra universitária. Entretanto, os autores consultados não estabelecem uma conexão entre a comunicação por contato visual e a transmissão de conhecimento do maestro para os músicos. Assim, o projeto consiste em um estudo das regiões ativas do cérebro durante a comunicação visual do regente de orquestra por meio de dispositivos específicos permitindo observar a movimentação dos olhos (eye-tracker) e a ativação cerebral (fNIRS) a fim de estabelecer relações entre o contato visual e a atividade cerebral do regente em relação aos músicos durante a execução de obras musicais.
 
Marco Helsinki
Já o professor Marco Toledo apresentou os primeiros resultados sobre o desenvolvimento de modelo teórico de aprendizagem autorregulada  para a aprendizagem de instrumento musical no contexto das bandas de música amadoras. Após o período como professor/pesquisador visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação com a professora Sylvie Cartier desenvolveu-se os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise Aprender música tocando uminstrumento musical. Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de aprendizagem autorregulada que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais nas bandas de música brasileiras, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem. O projeto de pesquisa possui finaciamento de dois programas a apoio à pesquisa da FUNCAP, BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA, ESTÍMULO À INTERIORIZAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA e PRÓ-HUMANIDADES.

Orquestra de Câmara da UFC/Sobral e Projeto Bilyla no Centro do Idoso Rosa Maria Rodrigues

 

WhatsApp Image 2024-08-09 at 15.34.07

No último dia 06 de agosto, integrantes da Orquestra de Câmara da UFC/Sobral participaram de uma ação realizada pelo Projeto Bilyla em comemoração ao dia das avós e avôs e ao dia dos pais, no Centro do Idoso Rosa Maria Rodrigues, no bairro Sumaré, em Sobral.
O grupo de integrantes da Orquestra de Câmara da UFC/Sobral foi composto por Robson Júlio, Ana Karollyne, Guilherme Frota, Jeff Morais, Jéssica Moreira e a coordenadora do grupo, professora Yanaêh Mota.
A Orquestra de Câmara da UFC/Sobral tocou parte de seu repertório armorial e finalizou com um “pout pourri” de Luiz Gonzaga, o que ocasionou em uma grande festa com idosos e idosas presentes.
O Projeto Bilyla é um projeto de extensão da UFC/Sobral, coordenado pela professora do curso de Odontologia, Poliana Ottoboni, que visa promover ações voltadas para o cuidado com a saúde física, mental e emocional de pessoas idosas.

Palestra: Diário da Escuta com a profa. Simone Sousa.

Palestra Diários da Escuta

Mais uma temporada chegando, mais uma viagem musical.

Nessa viagem que é ao mesmo tempo acadêmica e artística, falamos de griôs como mulheres guardiãs da música e da história de seu entorno; de viagem como percurso formativo; e de escuta como legitimação e como ecoar das vozes em torno das quais nos reunimos.

Falamos de música como educação e resistência; de valorização das ideias e processos não acadêmicos; e das narrativas como uma “experiência radical da diversidade”, pra citar o pesquisador Cristiano Pinheiro.

E aqui convidamos vocês a virem conosco nessa nova viagem, a escutar as histórias e a música, e a ajudar a ecoar as vozes.

Este projeto foi financiado pela Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral com recursos provenientes da Lei Federal Complementar Nº 195/2022- Lei Paulo Gustavo, de 22 de julho de 2022.

Serviço:
Dia: 01/04/2024, quinta
Horário: 20h
Local: UFC campus Mucambinho (R. Cel. Estanislau Frota, 563 – Centro, Sobral – CE)
Sala: miniauditório da Odontologia
Realização: Núcleo de Produção Cultural UFC, SoMus e Vesic Pis

 

logos

 

Estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) lançaram em junho quatro antologias poéticas.

 

20240729_110406

Kieza Fran Nascimento e Douglas La Divina, estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançaram em junho quatro antologias poéticas. As obras, intituladas “Embaixo do Cajueiro”, “Ibiapaba: Uma Antologia Poética”, “Cerol e Navalha, “Às Margens: Poesia que Corta a Cidade”, publicam poemas de 57 poetas de todo o estado.

“Embaixo do Cajueiro”, organizada por Kieza Fran e Douglas La Divina, contou com a colaboração de Djavan Damasceno, doutorando em Linguística pela UFC e, foi produzido pelo Produção de Perifa. A antologia reúne uma seleção diversificada de poemas de vinte poetas, refletindo as diversas linguagens poéticas praticadas e elaboradas atualmente no estado do Ceará.

“Ibiapaba: Uma Antologia Poética”, por sua vez, foi organizada por Douglas La Divina e destaca a produção literária da cidade de Viçosa do Ceará, reunindo sete poetes locais e suas obras.

“Cerol e Navalha”, organizada por Kieza Fran e Lílian Silva, sendo esta última formada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A antologia, produzida pelo Produção de Perifa, reúne uma seleção de poemas de vinte poetas da cena slam do Estado do Ceará, muitos deles tendo seus textos publicados pela primeira vez.

“Às Margens: Poesia que Corta a Cidade”, organizada por Kieza Fran e Thay Gadelha, sendo esta última acadêmica de direito. O livro, também produzido pelo Produção de Perifa, foi criado a partir das poesias de um grupo de dez poetes que participaram da construção de uma obra cênica slam, todes da cidade de Sobral.

 

SOBRE AS AUTORAS

Kieza Fran Nascimento, natural de Sobral, CE, é uma poeta e produtora cultural atuante desde 2015. Reconhecida na cena slam cearense, co-fundou o Slam da Quentura e a rede Slam Ceará, no qual é uma das coordenadoras, junto ao Coletivo Fora da Métrica. Como idealizadora do Produção de Perifa, ela promove capacitações em produção cultural para pessoas das periferias, buscando inclusão e empoderamento. Premiada com o Prêmio Pretas Potências em 2023 pelo Preta Hub e Ministério da Cultura, seu trabalho gira na promoção da arte e da cultura, além de administrar carreiras de artistas e espaços culturais independentes.

 

Douglas la Divina, poetaora, tocaor flamenco, guitarrista criollo, performista queer, regente, produtor cultural e estudante de licenciatura em música pela Universidade Federal do Ceará. também Graduando em Letras – Alemão pela UFC  (não Concluído) em 2013 a 2015. Com uma escrita provocativa e nonsense busca escrever sobre o querer ser plural. Já como músico, com forte influência da música cigana, guitarra criolla, do toque flamenco e da verdadeira música popular brasileira, faz um som em busca de novidades teóricas, misturando tudo com a essência queer.

 

Lílian Silva é filha de Maria e Eneas, nascida em Coelho Neto/MA e cria de Sobral/CE desde 2001. Mulher cis, preta, poetisa, produtora cultural e, também, psicóloga graduada pela UFC-Sobral. Ao longo de sua trajetória litero-poética participou dos Slam da Quentura e Slam das Cumadi, na cidade de Sobral/CE; tendo sido campeã na 34ª Edição. Tem a Literatura como lugar de transbordamento de seus pensamentos. Na produção cultural iniciou em 2022, como estudante do projeto Produção de Perifa e Social Media do Slam CE 2022. Em 2023, os fluxos continuaram como Assistente de Produção dos projetos Festival Quarentena de Cinema, Cerol e Navalha, Slam CE 2023, bem como integrando a equipe de Produção Executiva da Agência Perifériques e a equipe de professores do projeto Produção de Perifa.

Maria Thais, também conhecida como Thay, é uma artista de 23 anos nascida e criada no Bairro Dom José em Sobral, CE. Seu envolvimento com a arte começou na escola, onde participou de atividades como teatro, ballet e coral, programas que existiam na rede pública de ensino. Na SAFS, uma ONG existente em seu bairro, Thay teve seu primeiro contato com produção cultural, fotografia, artesanato e percussão, o que abriu caminhos para seu desenvolvimento artístico. Atualmente, é poetisa, slammer, amante da percussão, produtora cultural e acadêmica do curso de Direito. Organiza o Slam das Cumadi, a primeira competição de poesia falada de mulheres do Ceará, e faz parte do Coletivo Fora da Métrica, contribuindo com a organização do Slam da Quentura e do Slam Ceará.

 

DOWNLOAD DOS LIVROS

 

Para acessar os eBooks e versão em Libras das antologias, clique nos links abaixo:

 

 

 

 

 

  • Embaixo do Cajueiro: 

 

https://linktr.ee/embaixodocajueiro

 

 

  • Cerol e Navalha

 

https://linktr.ee/cerolenavalha

 

 

  • Às Margens: Poesia que Corta a Cidade

 

https://linktr.ee/asmargensmostraslam

 

APOIO

É importante destacar que os livros tiveram financiamento. No caso do livro Ibiapaba, foi apoiado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa do Ceará. Quanto aos demais livros, foram apoiados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral. Todos os apoios com recursos provenientes da Lei Federal Complementar Nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, de 22 de Julho de 2022.

 

 

Lílian Silva (superior esquerdo); Kieza Fran (superior direito); Thay Gadelha (inferior esquerdo); Douglas La Divina (inferior direito).

Lílian Silva (superior esquerdo); Kieza Fran (superior direito); Thay Gadelha (inferior esquerdo); Douglas La Divina (inferior direito).

 

Servidores do Curso de Música visitam as obras do Bloco 03

 

Vista ao Bloco 03 no dia 25 de julho de 2024.

Vista ao Bloco 03 no dia 25 de julho de 2024.

Nos dias 24 e 25 de julho de 2024, no período de retomada das atividades após a greve das universidades federais, foram realizadas reuniões entre docentes do curso de música e técnicos-administrativos, tanto do curso de música da UFC/Sobral, quanto da direção da UFC/Sobral.
No dia 24 de julho de 2024, durante a reunião do colegiado do curso de música, foi realizada uma discussão sobre mobiliário a ser solicitado para instalação do curso de música no Bloco Didático III. A discussão foi conduzida por Anne Araújo, administradora do Campus Mucambinho da UFC, em Sobral.

Também foram realizadas reuniões individuais entre docentes responsáveis por cada setor de estudo do curso de música e a administradora (algumas reuniões serão ainda realizadas), seguida por uma visita ao Bloco Didático III, às 16h, guiada pelo prefeito do campus, Francisco Kennedy Moreira Vasconcelos. Estavam presentes na visita ao Bloco Didático III, os/as docentes: Álvaro Lemos, Eveline Andrade, Fernando Souza, Guilherme Freire, João Emanoel, Marcelo Mateus, Yanaêh Mota e também o técnico-administrativo Ubeneí de Farias. Na visita, os/as docentes conheceram seus futuros espaços de atuação (salas de aula), a área comum do Bloco Didático III, gabinetes, salas de estudos individuais, sala para grupo de estudo, localizados no terceiro andar do prédio, bem como o estúdio, anfiteatro, coordenação e sala a ser utilizada pela Empresa Júnior, localizados no térreo. Alguns ajustes de espaço foram solicitados por alguns docentes, a fim de atender a demanda específica dos setores de estudos. Foram realizadas medições necessárias para planejamento do uso do espaço e foram observados ajustes que futuramente devem assegurar uma melhor logística nas atividades desenvolvidas pelo curso de música da UFC/Sobral.

 

Servidores do Curso de Música em visita ao Bloco 03 no dia 25 de julho de 2024.

Servidores do Curso de Música em visita ao Bloco 03 no dia 25 de julho de 2024.