Curso OnLine Educação Inclusiva com Lisbeth Soares.

 

WhatsApp Image 2024-06-10 at 10.47.47

Convidamos a toda(o)s o(a)s interessado(a)s para participarem da aula promovida pelo Curso Online sobre Educação Musical Inclusiva, na qual teremos como convidada a Profa. Dra. Lisbeth Soares a respeito da temática Educação Musical Inclusiva no Brasil.

Confiram a programação:

10/06/24 (segunda-feira), 20h
Local: https://www.youtube.com/watch?v=soI5qtanf8o

 

CONVIDADA:

Profa. Dra. Lisbeth Soares atua como professora de Música para crianças entre 5 e 12 anos e como coordenadora do Programa de Apoio Pedagógico à Inclusão (PAPI), na Fundação das Artes de São Caetano do Sul/SP. Realiza ações como consultora e como formadora em Educação Musical Inclusiva junto ao terceiro setor e também como professora em curso de Pedagogia. Foi professora de Educação Infantil e Educação Especial em rede pública de ensino, atuando com alunos com deficiência e com TEA. Tem experiência como tutora presencial e virtual e como professora em cursos de Licenciatura em Música e de Pós-graduação na área de Educação Musical, em diversas disciplinas. Pedagoga, é Mestre em Educação Especial pela UFSCar e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Tem formação de Nível técnico em Música, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Autora dos livros “Música e Educação Especial” (2015) e “Música, educação e inclusão: reflexões para o fazer musical” (2020).

Participem!!!

Esta publicação possui texto alternativo. #PraTodoMundoVer

https://www.instagram.com/p/C75OO3eO9oI/?igsh=ZjRpYW9oNnY3a3J3

I Encontro Internacional de Bandas de Música de Sobral

 

cartaz Banda do Norte

Está acontecendo esta semana no Curso de Música – Licenciatura da UFC em Sobral o I Seminário Internacional de Pesquisa em Bandas de Música de Sobral e o I Encontro Internacional de Bandas de Música de Sobral que têm como objetivo valorizar esta expressão artística tão significativa em nosso estado, no Brasil e em diversos países. Os eventos reúnem aqui em Sobral diversos pesquisadores que trabalham sobre a temática das bandas de música e no ensino de seus instrumentos e que estão ligados há mais de 20 anos à produção científica desenvolvida pelo organizador deste evento, o professor do curso, Marco Antonio Toledo Nascimento.

 

Estes eventos fazem parte da programação alusiva às comemorações do 70º aniversário da UFC e dos 251 anos da cidade de Sobral e reunirão em Sobral pesquisadores, professores, maestros e musicistas de bandas de música oriundos do Canadá, da França e de diversos estados do Brasil, além do Ceará.

 

O I Seminário Internacional de Pesquisa sobre Bandas de Música de Sobral traz para a discussão temas sobre os fundamentos da prática musical na contemporaneidade no contexto dessas corporações de ensino de música visando contribuir para o mais recente trabalho de pesquisa do professor Marco Toledo intitulado “Aprender tocando um instrumento em banda de música”, que se trata do desenvolvimento de um modelo teórico sobre de Aprendizagem Autorregulada para as bandas de música amadoras.

 

WhatsApp Image 2024-06-04 at 15.20.56

 

pesquisadores convidados trabalhando na validação teórica do modelo Aprender Tocando um Instrumento Musical

Da esquesda para a direita: Joel Barbosa (UFBA), Colin Enright (Universidade McGill – Canadá), Adeline Stervinou (UFC – Sobral), Audrey-Kristel Barbeau (Universidade de Québec em Montreal – Canadá), Eliete Silveira (UFRJ), Fernando Silveira (Unirio) e Marco Toledo (UFC – Sobral)

 

Em concomitância com o seminário internacional de pesquisa, ocorrerá a partir de amanhã o I Encontro Internacional de Bandas de Música de Sobral, que reunirá as bandas de música Novos Horizontes de Montreal (Canadá), Banda do Norte (UFC – Sobral), Maestro José Pedro (Sobral) e a Maestro Zequinha Freitas (Escola de Música de Sobral). Além dos instrumentistas dessas bandas, outros músicos da região também se juntarão na preparação de um concerto conjunto sob a regência dos diversos maestros participantes.

 

Os professores convidados irão proferir palestras e ministrar minicursos e masterclasses, além dos ensaios abertos, o que se configurará em momentos de formação e de divulgação do conhecimento sobre este tema e fornecendo uma experiência a nível internacional aos participantes. Salientamos que, além da comunidade universitária da UFC em Sobral e da Escola de Música de Sobral, o evento é aberto, e de forma gratuita, para todos os músicos de banda que quiserem participar.

 

Estes eventos são realizações do curso de Música – Licenciatura da UFC Campus de Sobral, através do projeto de pesquisa “Aprender tocando um instrumento em banda de música” do Núcleo de Pesquisa em Educação Musical do PESQUISAMUS e da ação de cultura artística “Capacitação de Mestres de Banda” com o apoio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Cultura e Turismo, do Instituto ECOA e da Escola de Música de Sobral Maestro José Wilson Brasil e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) através dos programas
BPI e PRÓ-HUMANIDADES.

WhatsApp Image 2024-06-04 at 15.21.32

Lançamento do Livro de comemoração dos 10 anos do Curso de Música da UFC-Sobral

 


WhatsApp Image 2024-06-03 at 17.56.39

 

É com grande alegria que a Empresa Júnior da SoMuS, gostaria de compartilhar com vocês uma ocasião especial…

O lançamento do livro ebook sobre os 10 anos do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral: ações, trajetórias e perspectivas.

Confiram a programação:
19 de junho de 2024, às 19h.
Auditório da UFC, Campus Sobral (Mucambinho)

Gostaríamos muito de contar com a sua presença neste evento especial. Participem!

https://www.instagram.com/p/C7xDYh7pHlI/?igsh=MXhpZnJ5bWxwbzB3cg==

Curso Online sobre Educação Musical Inclusiva com Profa. Dra. Catarina Shin

WhatsApp Image 2024-06-03 at 09.41.34

 

Prezado(a)s

Convidamos a toda(o)s o(a)s interessado(a)s para participarem da aula promovida pelo Curso Online sobre Educação Musical Inclusiva, na qual teremos como convidada a Profa. Dra. Catarina Shin a respeito da temática Educação Musical e Deficiência Visual.

Confiram a programação:

03/06/24 (segunda-feira), às 20h

Local: https://www.youtube.com/watch?v=lKyvDV2SAzE

CONVIDADA:

Profa. Dra. Catarina Shin é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Possui Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e Licenciatura em Educação Artística – habilitação em Música – pela UFRN. Atualmente é professora da Escola de Música da UFRN atuando principalmente nas seguintes áreas: educação musical, educação especial e inclusiva, musicografia Braille. É coordenadora do Setor de Musicografia Braille e apoio à Inclusão (SEMBRAIN/EMUFRN) e de diversas ações de extensão na área da educação musical especial/inclusiva.

Participem!!!

https://www.instagram.com/p/C7iA1EpOrTH/?igsh=ZHk2bjVlN2p4NTgw

Curso de Educação Musical Inclusiva com o Prof. Juracy Pereira

WhatsApp Image 2024-05-17 at 15.58.22

 

Prezado(a)s,

Convidamos a toda(o)s o(a)s interessado(a)s para participarem da aula promovida pelo Curso Online sobre Educação Musical Inclusiva, na qual teremos como convidado o Prof. Juracy Pereira da Silva a respeito da temática Educação Musical e Deficiência Física.

Confiram a programação:

20/05/24 (segunda-feira), às 20h
Local: https://www.youtube.com/watch?v=Mi6sJ8_gzww

 

CONVIDADO:
Prof. Juracy Pereira da Silva é licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui especialização em Neurociências, Música e Inclusão pela UFPE. Tem experiência profissional em eletrônica, luthieria e construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis para a acessibilidade e inclusão de alunos com ou sem deficiências. Pós-graduado em Musicoterapia pela Censupeg. Atua nas áreas de Musicalização para crianças com deficiências ou transtornos e, também, realiza oficinas para confecção de instrumentos musicais sustentáveis.

Participem!!!

https://www.instagram.com/p/C7DGBhnOKhF/?igsh=MXR3Y3Nqb2l5b2FnMA==

EGRESSO DO CURSO DE MÚSICA, UÉLITO FILHO É PREMIADO POR COMPOSIÇÃO.

 

WhatsApp Image 2024-04-28 at 12.22.02

Me. Uélito Filho

Comemoramos a premiação de José Uélito Terto de Souza Filho no VIII Prêmio Alberto Nepomuceno de Composição Musical na categoria “Composições originais – Grupo instrumental com formação flexível – interior”.

Uélito Filho é violonista, licenciado em Música pela Universidade Federal do Ceará (Campus Sobral) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi professor substituto do Curso de Música da UFC-Sobral no ano de 2022. Músico atuante na região metropolitana de Sobral, têm desenvolvido um importante trabalho como intérprete e compositor de música brasileira, especialmente nos gêneros do Choro e Samba.

A composição musical premiada é um choro chamado “Chegou Aqui!” (Uélito Filho)(clique aqui).

Curso de Educação Musical Inclusiva com o Prof. Irton Silva

 

WhatsApp Image 2024-04-25 at 21.19.05

Convidamos a toda(o)s o(a)s interessado(a)s para participarem da aula promovida pelo Curso Online sobre Educação Musical Inclusiva, na qual teremos como convidado o Prof. Irton Silva a respeito da temática Educação Musical e Deficiência Auditiva.

Confiram a programação:

29/04/24 (segunda-feira),  20h
Local: https://www.youtube.com/watch?v=M_3cbO1_wtU

 

CONVIDADO:
Irton Silva, conhecido como Ras Batman Alagbê, é nascido e criado no berço cultural da cidade do Recife. Tem 51 anos e é fundador do projeto Som da Pele, coordenador do grupo Batuqueiros do Silêncio e criador da metodologia MusiLibras, que trabalha a musicalidade surda. Além de músico, Ras Batman também é pesquisador, pedagogo, luthier, produtor cultural e em 2008 recebeu o título nacional de Mestre do Saber Tradicional e, desde então, integra a Rede Nacional de Griots e Mestres. Já viajou por diversas cidades do Brasil, oferecendo oficinas, cursos, workshops, palestras e apresentações mostrando aos surdos e ouvintes que é possível construir um mundo diferente, onde ser diferente é muito normal e que a música é um idioma universal.

Participem!!!

https://www.instagram.com/p/C6NB_zvrkNE/?igsh=NTJua3BsYTBtdWkx

Seleção para Professor Substituto do Curso de Música- Cordas Friccionadas Agudas (violino/viola)

Estão abertas as inscrições da Seleção de Professor Substituto para a carreira do Magistério Superior no Curso de Música da Universidade Federal do Ceará no Campus de Sobral no período de 24, 25, 26, 29 e 30 de abril de 2024. 

As inscrições devem ser realizadas pelo E-MAIL do curso de Música (musica@sobral.ufc.br) no período das 00h (zero hora) do primeiro dia de inscrição às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do último dia de inscrição.

Acesse o link do Edital:  https://progep.ufc.br/pt/edital-no-47-2024/

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES: Orquestra de Cordas Jovem da UFC/Sobral 2024

WhatsApp Image 2024-03-28 at 17.15.58 (1)

 

É com muita felicidade que divulgamos o resultado final das pessoas convocadas para a Orquestra de Cordas Jovem da UFC/ Sobral (PPCA/UFC), projeto vinculado à Orquestra de Câmara da UFC/Sobral! (PREX/UFC)

Confira a lista de pessoas convocadas e lista de espera no seguinte link: https://docs.google.com/document/d/1Ym9dq8txAQj82WX40xb9iyI_PrpNKh1KGYFH1rEvkjI/edit?usp=sharing.

ATENÇÃO:
É imprescindível a presença de todas as pessoas selecionadas na reunião de orientação e confirmação, no dia 04 de abril de 2023, às 15h30. A reunião será presencial na Universidade Federal do Ceará/Sobral, campus Sobral, Mucambinho, na sala 31 (miniauditório) no bloco da Odontologia. A ausência na reunião, sem justificativa pertinente até às 23h59 do mesmo dia, acarretará na perda da vaga e convocação de pessoas da lista de espera, respeitando a ordem divulgada.

Importante:
Se você não conseguiu ser selecionada/o/e agora, não desista! Há lista de espera vigente até outubro de 2024! Atenção ao número de telefone disponibilizado! Você ainda poderá ser convocado/a/e!

Importante:
Para as pessoas que indicaram que irão adquirir o instrumento em breve, por favor, ao adquiri-lo entre em contato com a coordenação pelo e-mail camerataufcsobral@gmail.com. Assim, podemos alocar você nas turmas!

Aguardamos vocês para fazermos muita música coletivamente!