Kieza Fran Nascimento e Douglas La Divina, estudantes do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançaram em junho quatro antologias poéticas. As obras, intituladas “Embaixo do Cajueiro”, “Ibiapaba: Uma Antologia Poética”, “Cerol e Navalha, “Às Margens: Poesia que Corta a Cidade”, publicam poemas de 57 poetas de todo o estado.
“Embaixo do Cajueiro”, organizada por Kieza Fran e Douglas La Divina, contou com a colaboração de Djavan Damasceno, doutorando em Linguística pela UFC e, foi produzido pelo Produção de Perifa. A antologia reúne uma seleção diversificada de poemas de vinte poetas, refletindo as diversas linguagens poéticas praticadas e elaboradas atualmente no estado do Ceará.
“Ibiapaba: Uma Antologia Poética”, por sua vez, foi organizada por Douglas La Divina e destaca a produção literária da cidade de Viçosa do Ceará, reunindo sete poetes locais e suas obras.
“Cerol e Navalha”, organizada por Kieza Fran e Lílian Silva, sendo esta última formada em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). A antologia, produzida pelo Produção de Perifa, reúne uma seleção de poemas de vinte poetas da cena slam do Estado do Ceará, muitos deles tendo seus textos publicados pela primeira vez.
“Às Margens: Poesia que Corta a Cidade”, organizada por Kieza Fran e Thay Gadelha, sendo esta última acadêmica de direito. O livro, também produzido pelo Produção de Perifa, foi criado a partir das poesias de um grupo de dez poetes que participaram da construção de uma obra cênica slam, todes da cidade de Sobral.
SOBRE AS AUTORAS
Kieza Fran Nascimento, natural de Sobral, CE, é uma poeta e produtora cultural atuante desde 2015. Reconhecida na cena slam cearense, co-fundou o Slam da Quentura e a rede Slam Ceará, no qual é uma das coordenadoras, junto ao Coletivo Fora da Métrica. Como idealizadora do Produção de Perifa, ela promove capacitações em produção cultural para pessoas das periferias, buscando inclusão e empoderamento. Premiada com o Prêmio Pretas Potências em 2023 pelo Preta Hub e Ministério da Cultura, seu trabalho gira na promoção da arte e da cultura, além de administrar carreiras de artistas e espaços culturais independentes.
Douglas la Divina, poetaora, tocaor flamenco, guitarrista criollo, performista queer, regente, produtor cultural e estudante de licenciatura em música pela Universidade Federal do Ceará. também Graduando em Letras – Alemão pela UFC (não Concluído) em 2013 a 2015. Com uma escrita provocativa e nonsense busca escrever sobre o querer ser plural. Já como músico, com forte influência da música cigana, guitarra criolla, do toque flamenco e da verdadeira música popular brasileira, faz um som em busca de novidades teóricas, misturando tudo com a essência queer.
Lílian Silva é filha de Maria e Eneas, nascida em Coelho Neto/MA e cria de Sobral/CE desde 2001. Mulher cis, preta, poetisa, produtora cultural e, também, psicóloga graduada pela UFC-Sobral. Ao longo de sua trajetória litero-poética participou dos Slam da Quentura e Slam das Cumadi, na cidade de Sobral/CE; tendo sido campeã na 34ª Edição. Tem a Literatura como lugar de transbordamento de seus pensamentos. Na produção cultural iniciou em 2022, como estudante do projeto Produção de Perifa e Social Media do Slam CE 2022. Em 2023, os fluxos continuaram como Assistente de Produção dos projetos Festival Quarentena de Cinema, Cerol e Navalha, Slam CE 2023, bem como integrando a equipe de Produção Executiva da Agência Perifériques e a equipe de professores do projeto Produção de Perifa.
Maria Thais, também conhecida como Thay, é uma artista de 23 anos nascida e criada no Bairro Dom José em Sobral, CE. Seu envolvimento com a arte começou na escola, onde participou de atividades como teatro, ballet e coral, programas que existiam na rede pública de ensino. Na SAFS, uma ONG existente em seu bairro, Thay teve seu primeiro contato com produção cultural, fotografia, artesanato e percussão, o que abriu caminhos para seu desenvolvimento artístico. Atualmente, é poetisa, slammer, amante da percussão, produtora cultural e acadêmica do curso de Direito. Organiza o Slam das Cumadi, a primeira competição de poesia falada de mulheres do Ceará, e faz parte do Coletivo Fora da Métrica, contribuindo com a organização do Slam da Quentura e do Slam Ceará.
DOWNLOAD DOS LIVROS
Para acessar os eBooks e versão em Libras das antologias, clique nos links abaixo:
https://linktr.ee/embaixodocajueiro
https://linktr.ee/cerolenavalha
- Às Margens: Poesia que Corta a Cidade
https://linktr.ee/asmargensmostraslam
APOIO
É importante destacar que os livros tiveram financiamento. No caso do livro Ibiapaba, foi apoiado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa do Ceará. Quanto aos demais livros, foram apoiados pela Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral. Todos os apoios com recursos provenientes da Lei Federal Complementar Nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, de 22 de Julho de 2022.
Lílian Silva (superior esquerdo); Kieza Fran (superior direito); Thay Gadelha (inferior esquerdo); Douglas La Divina (inferior direito).