Homenagem a Roland Dyens
com o violonista Edson Figueiredo
Nascido em 19 de outubro de 1955, o intérprete, compositor, arranjador e improvisador francês Roland Dyens deixou este mundo em 29 de outubro de 2016, sendo um dos violonistas mais expressivos de sua época. Roland Dyens compartilhou a alegria de seu talento musical através de sua performance, composições e ensino em todo o mundo. Este perfil tridimensional proporcionou a base para seu sucesso fenomenal e sua constante evolução. Eventos sempre transformadores, os concertos de Roland Dyens se desenrolaram como experiências pessoais de despertar emocional para o público.
Roland Dyens teve uma abordagem sensível e colorida ao violão, com uma abertura que reuniu várias formas de música para cada um de seus concertos. Sua presença no palco, suas aberturas improvisadas e seu relacionamento único com os ouvintes o posicionaram inegavelmente na vanguarda do desempenho do violão contemporâneo.
Há muito tempo, sua música tem sido parte integrante do repertório do instrumento, colocando-o no cerne de um seleto grupo de violonistas / compositores contemporâneos que gozam de uma posição tão privilegiada. Suas composições e arranjos são amplamente executadas e altamente aclamadas em todo o mundo. Suas composições nunca deixaram de desafiar as limitações de seu instrumento.
Ele nos deixa um trabalho musical considerável e eclético, à sua imagem de músico sem fronteiras: composições e arranjos para violão solo, duo, trio, quarteto, octeto ou conjunto de violões como seu Concerto em Si para 21 Violões, mas também concertos para violão e orquestra de cordas, ou composições para quarteto de cordas, violão, flauta e percussão.
Neste recital o violonista Edson Figueiredo apresenta um resumo de sua obra para violão solo, incluindo peças com forte influência da música brasileira e arranjos altamente elaborados de standards de música popular.
Edson Figueiredo
Edson Figueiredo é Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Cognição e Filosofia da Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Instrumento (Violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Desde 2015 trabalha como professor efetivo na Universidade Federal do Piauí, lecionando as disciplinas de Instrumento Musical (violão) e Didática do Instrumento. Desenvolve atividades em performance musical, psicologia da música, pedagogia do instrumento, ensino do violão, educação musical, motivação na aprendizagem musical.
Mais informações no site www.edsonfigueiredo.com