Projeto Música na Escola – Diálogos Musicais com Adriana Miana

 

WhatsApp Image 2020-03-05 at 11.10.27

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 06 de março de 2020 a professora Adriana Miana (UNIRIO) ministrou a Oficina “Jogos e Atividades Musicais” no evento Diálogos Musicais do Projeto Música na Escola (UFC-Sobral).

Foram realizadas diversas atividades de ensino da percepção musical finalizando com atividades de criação musical. Foram realizados atividades como:

  • “passar o som”: emissão vocal de uma altura dada e “passada” para o colega com o intuito de auxiliar na manutenção da afinação coletiva;
  • Afinação de Intervalos: os estudantes experimentavam a afinar intervalos entre dois colegas emissores de diferentes alturas (nota fixa + nota móvel) e outro responsável por indicar e ajustar o intervalo musical;
  • Emissão vocal por sistema relativo em ordem numérica (5 6 7 1 2 3 4 5) a uma e duas vozes;
  • Emissão vocal: atividade que fez uso de pequenos cartões indicando o tempo e altura (outro sistema de notação musical);
  • Atividade de Criação Musical com grupos de 5 pessoas tendo como base os pequenos cartões;
  • Apresentação da criação das equipes;
  • Bingo: cartelas utilizando o mesmo sistema dos pequenos cartões nos quais as duplas de estudantes cantavam os motivos melódicos, todos reproduziam com o intuito de identificar em suas cartelas se havia o mesmo motivo melódico escrito;
  • Elástico-Pentagrama (tubos de PVC, conexões e elástico que formam um pentagrama). Com este suporte foram realizadas diferentes atividades: identificação das notas no pentagrama (claves de fá, sol e dó);  leitura musical dos trechos melódicos a uma e duas vozes realizados no Elástico-Pentagrama (caminhando nos espaços e linhas);
  • Identificação da tônica dos improvisos melódicos realizados pela professora;
  • Percussão Corporal: motivo rítmico descrito abaixo:
p = mão espalmada no peito; m= bater palmas; e= estalo de dedos.

p = mão espalmada no peito; m= bater palmas; e= estalo de dedos

 

  • Divididos em 06 subgrupos, 03 grupos ficaram responsáveis pelo encadeamento harmônico de tônica e dominante enquanto os outros 03 grupos cantavam os ostinatos melódicos criados por aqueles que andavam no Elástico-Pentagrama.

No final, realizamos uma roda de conversa sobre Educação Musical destacando alguns aspectos vivenciados na Oficina.

 

Maiores informações sobre o Projeto Música na Escola, consultar: http://musicanaescola.sobral.ufc.br/

Oficina Adriana

Encerramento da Oficina.

 

Elástico-Pentagrama

Elástico-Pentagrama

Afinação de Intervalos.

Afinação de Intervalos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>