Seminário Pedagógico Interdisciplinar 2020.2

No dia 09 de dezembro de 2020 ocorreu o Seminário Pedagógico Interdisciplinar do Curso de Música da UFC Sobral. O seminário tem o objetivo de apresentar os Planos de Ensino de cada semestre, ocasião na qual os professores compartilham a maneira que trabalham e discutem formas de integração entre os componentes curriculares. Em virtude das ações de contenção da Pandemia do Coronavírus, este semestre o Seminário ocorreu por vídeo-conferência.

Neste seminário, com 04 horas de duração:

• Foram discutidas estratégias conjuntas de avaliação;
  • Foram compartilhados percepções sobre o currículo e possíveis caminhos para mudança/melhoria;
  • Foram compartilhados estratégias de ensino e materiais didáticos;
  • Foram desenvolvidas reflexões gerais sobre o Curso e a função das disciplinas;
  • Foram comentadas maneiras dificuldades em promover a autonomia discente para o estudo, rotina de trabalho e planejamento do semestre.

Como encaminhamentos, tivemos:

• Encontro (em janeiro) para discutir a integração semestral de conteúdos gerais entre as Práticas Instrumentais/Vocais e Linguagem e Estruturação Musical
  • Encontro  (em janeiro ou fevereiro) para conversar sobre o trabalho integrados dos componentes curriculares em função de Projetos.
  • Encontro (em fevereiro ou março) para dialogarmos sobre a melhoria da recepção de estudantes sem experiência formal no estudo da música, assim como construir formas de estimular a autonomia estudantil no gerenciamento da vida universitária.