Profª Adeline Stervinou, do Curso de Música da UFC no Campus de Sobral é a primeira bolsista PQ na área de Música

Adelina

Na mais recente chamada para concessão de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade Federal do Ceará (UFC) obteve aprovação de 87 bolsas PQ, entre novas e renovadas. Desse total, 25 contemplaram cientistas do gênero feminino. Agora, a UFC detém um total de 340 bolsistas PQ. O resultado da Chamada CNPq nº 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisa foi divulgado em dezembro último.

Na Chamada CNPq nº 09/2022 Bolsas de Produtividade em Pesquisa, entre os novos bolsistas, está a Profª Adeline Stervinou, do Curso de Música da UFC no Campus de Sobral. Ela, que é regente da Orquestra Sinfônica do Campus de Sobral (OSUFC Sobral) desde 2015 e integra o Grupo de Pesquisa em Música e Artes (PESQUISAMUS), tornou-se a primeira bolsista PQ na área de Música e em um Campus do interior do Estado.

“Ter obtido a Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq representa, para mim, o maior reconhecimento da comunidade acadêmica brasileira que um(a) pesquisador(a) pode alcançar, reconhecimento pelo trabalho de pesquisa realizado no longo dos últimos anos”, afirma a Profª Adeline. As áreas de concentração tratadas nas pesquisas dela são a cognição, a neurocognição e a educação musical.

“No projeto aceito para a bolsa PQ, trabalharei sobre as relações entre o olhar e a atividade cerebral do regente para com os músicos durante a execução de obras musicais para entender a influência da comunicação pelo olhar na transmissão de conhecimentos. Para isso, experimentos serão realizados utilizando dois dispositivos obtidos com editais FUNCAP, sendo um eye-tracker Pupil Invisible e um fNIRS Pioneer”, informa a pesquisadora.

A Profª Adeline informa ainda que será submetida para análise a proposta da criação do Mestrado Acadêmico em Música, com área de concentração em educação musical. “Caso aprovado, este curso de mestrado será o primeiro, não só no Estado do Ceará, mas também nos estados do Piauí, Maranhão e toda a Região Norte”, diz.

Matéria Completa: https://www.ufc.br/noticias/18503-ufc-obtem-aprovacao-de-87-bolsas-de-produtividade-em-pesquisa-e-amplia-para-340-o-numero-de-professores-pq

Fonte: Site do Campus de Sobral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>