Projeto de Implantação de Banda de Música entre UFC-Sobral e Escola José Gerardo

WhatsApp Image 2024-02-02 at 11.23.35 (1)

No dia 1º de fevereiro de 2024 ocorreu na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral MONSENHOR JOSÉ GERARDO a primeira reunião para a implantação da Banda do Norte com a participação de estudantes da escola. Estavam presentes na reunião a diretora da escola, professora Larisse Ponte Aguiar, seus coordenadores, professores Gerson Muniz e Jacqueline Ferreira e os professores do Curso de Música – Licenciatura da UFC em Sobral, Adeline Stervinou e Marco Toledo. A Banda do Norte é a banda de música do projeto de extensão Capacitação de Mestres de Banda do Curso de Música – Licenciatura da UFC em Sobral. Este ano o projeto terá como objetivo desenvolver as habilidades técnicas iniciais de instrumentos de sopro e percussão para que 25 estudantes de 1º ano do Ensino Médio da Escola Monsenhor José Gerardo. Aqueles estudantes que concluírem a formação, participarão da Banda do Norte e se apresentação no Festival Internacional de Bandas de Música que ocorrerá em Sobral no mês de junho. Esta ação está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado “Aprender tocando um instrumento em banda de música: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental: validação do quadro teórico em contexto”, coordenado pelo professor Marco Toledo, e que possui o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Os jovens participantes receberão esses primeiros ensinamentos sobre os instrumentos de banda apoiados por uma nova metodologia baseada na Aprendizagem Autorregulada.